Navegação Aérea Básica

Lista de Navegação Aérea Básica.

1 – (INEP, 2010) A figura a seguir é a representação de uma região por meio de curvas de nível, que são curvas fechadas representando a altitude da região, com relação ao nível do mar. As coordenadas estão expressas em graus de acordo com a longitude, no eixo horizontal, e a latitude, no eixo vertical. A escala em tons de cinza desenhada à direita está associada à altitude da região.

Um pequeno helicóptero usado para reconhecimento sobrevoa a região a partir do ponto X (20;60). O helicóptero segue o percurso:


0,8 graus Leste à 0,5 graus Norte à 0,2 graus Oeste à 0,1 graus Sul -à 0,4 graus Norte à 0,3 graus Leste.


Ao final, desce verticalmente no local de pouso, cuja altitude é:


a)( ) menor ou igual a 200m.

b)( ) maior que 200m e menor ou igual a 400m.

c)( ) maior que 400m e menor ou igual a 600m.

d)( ) maior que 600m e menor ou igual a 800m.

e)( ) maior que 800m.


2 – (Projeto Aviador – 2016) Observe o mapa abaixo e responda ao que se pede:

Um navegador a fim de realizar uma navegação de A para B pelo menor caminho, deverá:

a)( ) Rumar em direção mais aproximada de Sudeste.

b)( ) Rumar em direção mais aproximada de Nordeste.

c)( ) Rumar em direção mais aproximada de Sudoeste.

d)( ) Rumar em direção mais aproximada de Noroeste.


3 - ( UFRGS – 2016) A coluna da esquerda, abaixo, apresenta os movimentos de rotação e translação, associados a diversos fenômenos; a da direita, alguns destes fenômenos.

Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.


1 – Rotação. ( ) Afélio e periélio. 2 – Translação. ( ) Desvios dos ventos. ( ) Movimento aparente do Sol. ( ) Estações do ano.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a)( ) 2 – 1 – 1 – 2. b)( ) 1 – 2 -1 – 2. c)( ) 1 – 2 – 2 – 1. d)( ) 2 – 2 – 1 – 1. e)( ) 1 – 1 – 2 – 2.


4 – (Projeto Aviador – 2016) observe a carta abaixo e responda corretamente ao que se pede:


Obs.: Para procedimentos de medição de ângulos e distâncias, em caso de visualização eletrônica, recomenda-se utilizar um mesmo padrão de zoom no dispositivo.



Uma aeronave C172, PT-KQD, realiza um voo entre Ipatinga [SBIP] e Teófilo Otoni [SNTO]. Partiu do aeródromo de origem às 1000Z, executando o perfil do planejamento, que consta:


Item 15 (Rota): DCT SBGV DCT SNTO. Ás 1033Z passa a vertical do aeródromo de Valadares [SBGV] @ 7500 pés & 140 KTAS, a serem mantidos até a vertical de Teófilo Otoni [SNTO]. A região possui declinação magnética de 23 º W.


Pede-se:

  1. A distância em milhas náuticas (Nm) que separa o aeródromo de Valadares [SBGV] de Teófilo Otoni [SNTO] é _______________.

  2. A proa magnética a ser estabelecida na vertical de Valadares [SBGV] para Teófilo Otoni será ___________. O Rumo verdadeiro é _____________.

  3. Aos 1056Z o piloto verificou que embora estivesse mantendo a proa magnética ideal de SBGV para SNTO, estava passando a vertical de ITAMBACURI. O vetor do vento que provocou esse desvio na rota é de _________________.


5 – (Projeto Aviador – 2016) Levando-se em consideração às constantes de espaçamentos geográficos na conversão de arcos em distancias, pede-se: a distância entre duas localidades A ( 13°40’s - 045°45’W) e B ( 19°30’ – 045º45’W).




6 – (Projeto Aviador – 2016) um piloto verifica que uma determinada carta apresenta uma distância de 1400km em 700 mm. Qual é a razão de proporção de escala desta carta especificamente?





7 – (Projeto Aviador – 2016) Dado o extrato da carta WAC a seguir, responda ao que se pede:


Obs.: Para procedimentos de medição de ângulos e distâncias, em caso de visualização eletrônica, recomenda-se utilizar um mesmo padrão de zoom no dispositivo.


a)) Calcule a distância direta entre o aeródromo de Torres e o aeródromo de Porto alegre.

b) Calcule a distância direta entre Garibaldi e o aeródromo de Porto Alegre.

c) Calcule a distância direta entre os aeródromos de Canela e Caxias do Sul.




7 – (Projeto Aviador – 2016) Uma distância de 650 milhas náuticas separam duas localidades, em paralelos diferentes. Sabe-se que as duas localidades compartilham mesmo meridiano. Qual é o valor do arco que os separam?





8 – (Projeto Aviador – 2016) Considere que um aeródromo B localizado a 390 milhas de distância de um ponto origem, o aeródromo A.


I - Admite-se que a aeronave realiza um voo padrão de cruzeiro consumindo 35 litros por hora, VFR @ velocidade aerodinâmica média de 100 nós.


II - O piloto verifica que todos os tanques de combustíveis estão completos, indicando então 130 litros.


Pergunta-se:


O voo direto, nessas condições, ligando A e B deverá ser aceito pelo comandante de bordo ?






9 – (UFRGS – 2016) considere as afirmações abaixo, sobre o Sistema de Posicionamento e Navegação Global [GPS]:


I – O sistema é composto por três segmentos: espacial (os satélites em torno da Terra); controle terrestre (estações de monitoramento e recepção na superfície) e usuários (através de aparelhos receptores exclusivos ou incorporados a outros).


II – O desenvolvimento do sistema de telefonia móvel (celular) foi o grande impulsionador para a criação do GPS, uma vez que, sem smartphones, esses sistemas provavelmente não existiriam ou teriam aplicação extremamente limitada.


III – Os satélites de GPS possuem órbita fixa e sua disposição permite ao aparelho, na mão do usuário, captar informações de, pelo menos, quatro deles, permitindo assim o cálculo das coordenadas geográficas.


Quais destas estão corretas?

a)( ) Apenas I.

b)( ) Apenas II.

c)( ) Apenas I e III.

d)( ) Apenas II e III.

e)( ) I, II e III.


10 – (Projeto Aviador – 2016) Considere o Meridiano de Greenwich e um meridiano à Leste, espaçado 45 graus. Em relação ao meridiano de Greenwich, quantas horas de fuso os separam?





11 – (Projeto Aviador – 2016) Para realizar um voo entre Pará de Minas e Divinópolis, ambas as localidades em Minas Gerais, um aviador encontrou vento em rota tal qual foi preciso empregar uma correção de deriva de 5 graus à direita da rota.


Considerando o regresso nas mesmas condições ambientais e operacionais, qual será o sentido da correção de deriva a ser empregada para voar percorrer a rota reversa?






12- (Projeto Aviador – 2016) Considere a carta VAC a seguir:

Fonte: www.aisweb.aer.mil.br


Sobre a carta VAC acima é possível compreender que, em relação ao circuito de trafego, a entrada dar-se-á


a)( ) Pelo setor Norte do aeródromo SBPR.

b)( ) Pelo setor Leste do aeródromo SBPR.

c)( ) Pelo setor Norte ou Sul do aeródromo.

d)( ) Pelo setor Sul do aeródromo SBPR.


13 – O valor de uma milha náutica em metros equivale a _______________m.


14 – (Projeto Aviador – 2016) A projeção de Mercator e a projeção cartográfica de Lambert sempre tem em comum:


a)( ) o fato de que escalas são constantes em toda área de varredura da carta. b)( ) a forma geométrica onde é projetada o que pretende-se representar. c)( ) o fato de ambas terem sido criadas pelo mesmo cientista. d)( ) os meridianos e os paralelos se encontram em ângulos de 90 graus. 15 - (Projeto Aviador - 2016) – O relevo brasileiro apresenta grande variedade morfológica, caracterizado pela presença de:


a)( ) Chapadas, depressões, serras, planícies e planaltos.

b)( ) Altas montanhas e picos que se elevam a mais de 14 mil pés ASL.

c)( ) dobramentos modernos. d)( )Ação de agentes endógenos modeladores do relevo, os quais se destacam o tectônismo.

Respostas

01- A 02- C 03- A 04- 67 Nm, 047º; DV =110 graus, VV = 15 nós. 05- 360 Nm 06- 1:200 07- 10º50’00’’ 08- O comandante não deverá aceitar o voo direto, pois não haveria reserva regulamentar [45MIN] e é previsível que a viagem direta ultrapasse a limitação de autonomia da aeronave. 09- C 10- 3h 11- Correção de proa de 5 graus à esquerda da rota de regresso. 12- D 13- 1852 metros 14- B

15 - A

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
PRÓXIMOS EVENTOS
A definir

Seminários Projeto Aviador - BELO HORIZONTE - a confirmar data e local.

 2016
Realizado

30/05 - Palestra Projeto Aviador - BELO HORIZONTE - Palestra O Processo de profissionalização da aviação.
Aeroporto de Carlos Drummond de Andrade, Pampulha. Sala SNA, 2º Andar.

Apresentação reservada a representantes de associações trabalhistas, sindical, e demais convidados por membros do PSDB-MG ou SNA.

FALE CONOSCO
Redes Sociais
  • Wix Facebook page
INSTAGRAM.png
ProjetoAviador.Org
NOTÍCIAS

Congresso Nacional - Brasilia/DF

02 de Abril de 2016

Foi apresentado no dia 30/03, em Brasilia-DF, o PL 4873/2016, do Dep. Caio Narcio (PSDB-MG), que visa oficializar a profissão de aviador. Inicia-se assim os trâmites oficiais,  necessários à implantação de medidas estratégicas que buscam elevar a segurança da aviação, o que é possivel através do profissionalismo e do desenvolvimento da profissão de aviador (a). 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now