Física para Aviação (Lista Básica)

Segue situações problemas básicos que envolvem o conhecimento da Física na aviação.

Lista básica de Física aplicada à aviação.

1 – ( FAB, 2012) As vezes um fator de conversão pode ser deduzido mediante o conhecimento de uma constante em dois sistemas diferentes. O peso de um pé cúbico de água é 62,4 libras. De posse desta informação, e sabendo que 1 centímetro cubico de água tem massa igual a 1g e um é tem 30,48 cm, determine qual o peso, em libras, de uma massa de 1Kg.




2 - (FAB, 2012) Assinale a alternativa correta:

a)( ) Quando a aceleração é nula, a partícula não pode estar em movimento.

b)( ) A velocidade média é sempre igual à média aritmética das velocidades inicial e final.

c)( ) A equação X = Xo + Vot + aоt² vale para todos os movimentos unidimensionais.

d)( ) O deslocamento é medido pelo tamanho da área subtendida pela curva da velocidade contra o tempo.

3 – (FAB, 2012) Uma partícula está se movendo com a aceleração constante de 3m/s². Quando t = 4s ela está em x = 100m. Em t = 6s a sua velocidade é de 15 m/s. Determine sua posição em t = 6 segundos.





4 – Sabe-se que 135 litros de um líquido apresenta uma massa de 82 quilograma. Calcule a densidade deste liquido.





4 – (FAB, 2012) Um carro viaja a velocidade de 80 quilômetros horários próximo a uma escola, quando passa por uma viatura da polícia, que, partindo do repouso, começa a prossegui-lo no instante em que passa por ele. A viatura acelera a 8Km/h.s. Assim sendo, qual a velocidade da viatura quando ela alcança aquele veículo?


a) ( ) 100 Km/h b)( ) 120 Km/h c)( ) 140 Km/h d)( ) 160 Km/h


5 – ( FAB, 2012) Uma aeronave realiza um voo a uma velocidade de 250 m/s durante uma curva nivelada de 2500 metros de raio. Calcule a sua velocidade angular e a aceleração normal.


a)( ) w = 0,1 rad/s

an = 2,5 m/s²


b)( ) w = 0,1 rad/s

an = 25 m/s²


c)( ) w = 10 rad/s

an = 2,5 m/s²


d)( ) w = 10 rad/s

an = 25 m/s²



6 – Uma força única de 10N atua sobre uma massa m, que parte do repouso e percorre uma distância retilínea de 18m em 6s. Qual é o valor de 'm' em quilogramas?





7 – (FAB, 2012) Uma mola obedece a Lei de Hooke com a constante de força K = 10⁴N/m. Quanto deverá ser esticada para que sua Energia potencial elástica seja de 100J?


a)( ) 1 cm

b)( ) 8,2 cm

c)( ) 10 cm

d)( ) 14,1 cm


8 - (FAB – 2012/adaptado) Uma aeronave que utiliza canard está em voo de cruzeiro (nivelado), sendo seu peso W = 6000Kgf e a “força de sustentação” L na asa igual a 5500 kgf, conforme representado na figura abaixo:

Ciente destas informações e dos dados da figura abaixo, responda ao que se pede:


a) Qual deverá ser a força atuante sobre o canard?

b)Qual é a distância “x” em metros?


9 – Uma partícula em estudo descreve uma trajetória circular; caso seu momento linear seja duplicado, mantendo-se constante os outros parâmetros, seu momento angular:


a)( ) Duplica.

b)( ) Triplica.

c)( ) Não se altera.

d)( ) É reduzido pela metade.


10 – Julgue verdadeiro ou falso as afirmações a seguir:

I - ( ) Uma partícula deve percorrer um círculo para ter momento angular.

II - ( ) O momento angular de uma partícula é sempre perpendicular à sua velocidade.

III- ( ) Quando o torque resultante sobre um corpo é nulo, o seu momento angular é nulo.

A sequencia correta de, I a III, é:

a)( ) F, F, F.

b)( ) V,V,F.

c)( ) V,V,V.

d)( ) F,V,F.



11 - (UFES) Sob pressão normal, certo volume de água é aquecido de zero graus Celsius a 100 graus Celsius. Sendo assim, ele:

a)( ) se contrai e depois dilata.

b)( ) se dilata e depois contrai.

c)( ) se contrai durante todo o processo.

d)( ) se dilata durante todo o processo.


12 – (Projeto Aviador - 2016) Um aviador inicia o deslocamento de sua aeronave para o taxi, em área plana, horizontal. Atento, percebe que para iniciar o deslocamento necessita aplicar maior quantidade de potência nos propulsores do que o que requer a manutenção do deslocamento. Por qual razão física isso acontece? Justifique .




13 – (Projeto Aviador - 2016) Um aviador escuta um trovão 4 segundos após ver o relâmpago em sua proa. Sabe-se que a velocidade da luz é 3,00 . 10 ⁸ e a velocidade do som 3,40 . 10². A distância de onde o aviador se encontra o mau tempo onde ocorreu aquele fenômeno é de:

a) ( ) 1,20 . 10³ m

b)( ) 1,15 . 10³ m

c)( ) 2,20 . 10³ m

d)( ) 1,36 . 10³ m


14 – ( Projeto Aviador – 2016) Um aviador segue em navegação, estabilizado em rota de cruzeiro, comunicando-se com órgãos de auxilio e controle do trafego aéreo via radiocomunicadores na frequência 126.852Hz, em região de serras e montanhas.


Em caso de falha de comunicações, o ideal será tentar comunicações através de:


a)( ) frequências mais baixas, pois possuem comprimento de ondas maiores, sendo maior a probabilidade de sua propagação transpor o obstáculo.

b)( ) frequências mais baixas, por possuírem comprimento de ondas menores, sendo maior a probabilidade de sua propagação transpor o obstáculo.

c)( ) frequências mais altas, pois possuem a comprimento de ondas maiores, sendo maior a probabilidade de sua propagação transpor o obstáculo.

d)( ) Frequências mais altas, pois possuem comprimento de ondas menores, sendo maior a probabilidade de sua propagação transpor o obstáculo.


15 - ( UFRGS – 2016) A coluna da esquerda, abaixo, apresenta os movimentos de rotação e translação, responsáveis por diversos fenômenos; a da direita, alguns destes fenômenos.

Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.


1 – Rotação. ( ) Afélio e periélio. 2 – Translação. . ( ) Desvios dos ventos. ( ) Movimento aparente do Sol. ( ) Estações do ano.

A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a)( ) 2 – 1 – 1 – 2. b)( ) 1 – 2 -1 – 2. c)( ) 1 – 2 – 2 – 1. d)( ) 2 – 2 – 1 – 1. e)( ) 1 – 1 – 2 – 2.



16 – ( INEP – 2013) Em viagens de avião, normalmente é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle.

A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de

a)( ) terem fases opostas.

b)( ) serem ambas audíveis.

c)( ) terem intensidades inversas.

d)( ) serem de mesma amplitude.

e)( ) terem frequências próximas.

17 - (Projeto Aviador - 2016) Um helicóptero voando horizontalmente a 180km/h realiza uma curva de 150m de raio. A aeronave possui uma massa de 900kg. Qual é a intensidade da força centrípeta?

18 - (FAB - 2012) Os choques de balões ou pássaros com os pará-brisas dos aviões em processo de aterrissagem ou decolagem podem produzir avarias e até desastres em virtude da alta velocidade envolvida. Sobre esses tipos de colisões, considere as afirmações a seguir: I - A força sobre o pássaro tem a mesma intensidade da força sobre o pára-brisa. II - A aceleração resultante no pássaro é maior do que a aceleração resultante no avião. III- A força sobre o pássaro é muito maior que a força sobre o avião. Assim, pode-se concluir corretamente que: a)( ) Apenas I e III estão corretas. b)( ) Apenas II e III estão corretas. c)( ) Apenas III é correta. d)( ) Todas as afirmações estão corretas. e)( ) Apenas I e II estão corretas.

Respostas:

01 – 2,2lb 11 - A 02 – D 12 – (Constante de força de atrito estático ˃ dinâmico...) 03 – 124m 13 - D 04 – módulo = 0,6 14 - A 05 – B 15 - A 06 – 10kg 16 - E 07 – D 17 - 15000N 08 – a) 500Kgf b) 5,5m 18- E 09 – A 10 - D

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
PRÓXIMOS EVENTOS
A definir

Seminários Projeto Aviador - BELO HORIZONTE - a confirmar data e local.

 2016
Realizado

30/05 - Palestra Projeto Aviador - BELO HORIZONTE - Palestra O Processo de profissionalização da aviação.
Aeroporto de Carlos Drummond de Andrade, Pampulha. Sala SNA, 2º Andar.

Apresentação reservada a representantes de associações trabalhistas, sindical, e demais convidados por membros do PSDB-MG ou SNA.

FALE CONOSCO
Redes Sociais
  • Wix Facebook page
INSTAGRAM.png
ProjetoAviador.Org
NOTÍCIAS

Congresso Nacional - Brasilia/DF

02 de Abril de 2016

Foi apresentado no dia 30/03, em Brasilia-DF, o PL 4873/2016, do Dep. Caio Narcio (PSDB-MG), que visa oficializar a profissão de aviador. Inicia-se assim os trâmites oficiais,  necessários à implantação de medidas estratégicas que buscam elevar a segurança da aviação, o que é possivel através do profissionalismo e do desenvolvimento da profissão de aviador (a). 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now