top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto Aviador

Pesquisadores defendem a plena profissionalização de Pilotos Aviadores no Brasil

Um estudo científico conduzido pelo pesquisador Gustavo M. Carolino, bacharel em Ciências Aeronáuticas, ganhou destaque ao revelar a necessidade urgente de uma plena profissionalização para os pilotos aviadores no Brasil. A pesquisa intitulada "A profissionalização da prática da aviação" foi publicada na revista científica Conexão Sipaer, em 2017, e serviu como base para Projetos de Lei Federal que propõem a oficialização, de fato, da profissão de aviador(a), no Brasil, e a exigência do diploma de graduação em Ciências Aeronáuticas para a formação de novos membros da profissão, entre outras medidas.


O estudo de Carolino abordou o processo de profissionalização da prática da aviação no Brasil, baseando-se na sociologia das profissões. Segundo a pesquisa, a aviação no país carece dos três atributos fundamentais para a ocupação profissional de pilotos da aviação se transformar em uma profissão em seu sentido pleno:


  • a educação de nível superior;

  • a autorregulamentação profissional por meio de um conselho profissional; e

  • um código de ética profissional.

O pesquisador ressaltou que, atualmente, não há exigencia legal da presença desses atributos para a formação de profissionais que praticam aviação no Brasil. Ele argumenta que a profissão poderia estar mais desenvolvida se houvesse devida a oficialização dela com a implementação dos atributos mencionados anteriormente.


Carolino destaca a importância da valorização dos profissionais aviadores e como a profissionalização contribuiria para oferecer um serviço de aviação mais desenvolvido e seguro à sociedade frente aos desafios atuais e futuros. Ele informa que o curso de Ciências Aeronáuticas, com duração de três a quatro anos, seria ideal para a formação de aviadores no Brasil.


"Trabalhamos em um grupo de voluntários, composto por estudantes, juristas, pesquisadores e outros profissionais que entendem bem a importância da reforma no sistema de ensino profissional voltado a formação de pilotos para a aviação brasileira, bem como a necessidade da oficialização da profissão de 'aviador(a)' por meio de Lei Federal, tal como indicada pelos estudos" - reforça Carolino. A expectativa é que a importância do avanço na profissionalização dos aviadores seja melhor compreendida e que siga sendo apoiada pela sociedade brasileira.



  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page